UFO - saiba mais: Noite Oficial dos OVNIs

Noite Oficial dos OVNIs



Reportagem do programa Fantástico

Noite Oficial dos OVNIs é um termo adotado por ufólogos brasileiros para descrever a aparição de vários OVNIs sobre o Brasil de acordo com informações do Comando da Aeronáutica do Brasil.

O fato ocorreu na noite de 19 de maio de 1986. Cerca de vinte e um Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs), foram detectados pelos radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), com sede em Brasília.

Esta revoada de OVNIs durou cerca de três horas, e foi observada nos estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

A situação chegou a tal ponto que o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) considerou a segurança de voo ameaçada, principalmente em São Paulo, onde se concentra o maior número de rotas aéreas do país, e onde os OVNIs estavam mais ativos.

Isso levou o Alto Comando da Força Aérea Brasileira a deflagrar duas operações de interceptação e perseguição dos OVNIs por caças F-5E e Mirage, uma partindo da Base Aérea de Santa Cruz (RJ) e outra de Anápolis (GO).

No dia seguinte, o então Ministro da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro do Ar Octávio Júlio Moreira Lima, deu uma entrevista coletiva à imprensa, juntamente com os pilotos dos caças, confirmando os acontecimentos, por isso os eventos daquela noite ficaram conhecidos como a Noite Oficial dos OVNIs.
Página anterior Próxima página